Marcia Cartier} “Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele.” Prov 22:6

APEC

 

Aliança Pró Evangelização das Crianças

 

A Visão da APEC é evangelizar crianças, discipular e integrá-las numa igreja reconhecidamente evangélica.

O Pastor Antonio Jorge de Araújo,presidente da APEC RJ nos concedeu uma entrevista.

 

MC: Como e quando começou esse trabalho?

 

PR. AJ: Foi fundada em 1937, nos Estados Unidos da América, pelo Rev. Jesse Irvin Overholtzer, um homem a quem Deus deu a visão dos meninos e das meninas que precisavam do Salvador.

O trabalho da APEC está estabelecido no Brasil desde 1941 e é autônomo em relação à Sede Internacional, possuindo direção, expansão e sustento nacionais. Sendo o segundo país a ter este ministério organizado.

No Brasil, a APEC é dirigida por uma Assembléia Geral e uma Diretoria Executiva, voluntária, constituída de membros de diversas denominações reconhecidamente evangélicas em conjunto com um Superintendente eleito por esta Diretoria; há diretorias estaduais e locais, funcionando no mesmo sistema nas principais capitais e cidades do Brasil.

A Sede Nacional fica em São Paulo, em um prédio situado à Rua Tenente Gomes Ribeiro, 216 (próxima à estação Santa Cruz do Metrô).

Hoje, a APEC desenvolve seu trabalho em 22 estados brasileiros contando com mais de 70 obreiros de tempo integral.

 

MC: Qual  a missão  quais objetivos?

 

Pr. AJ: A APEC existe para cooperar com as igrejas na evangelização e discipulado das crianças através de:
1 – Realização dos mais variados ministérios com as crianças;
2 – Treinamento e capacitação de professores e obreiros;
3 – Produção e distribuição de material didático e de apoio.

 

 

MC: Onde e como atua ?

 

PR. AJ: Esta missão compartilha o Evangelho com meninos e meninas, e treina outros para alcançar as crianças, em 177 países do mundo.

 

A APEC não abre mão de princípios e valores como:
. Convicção da necessidade de salvação das crianças: “Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos” (Mateus 18:14).
. Empenho na evangelização das crianças
. Postura interdenominacional
. Sustento pela fé
. Declaração de fé

 

Na direção da APEC RIO está o casal Pastor Antonio Jorge e Solange Araújo, pais de Susan e Keila Araujo, Instrutora de professores na Aliança Pró Evangelização das Crianças no Rio de Janeiro .

 

Keila Araujo nos responde acerca do Trabalho da APEC no Rio de Janeiro

 

MC: O que a APEC tem feito no RJ

Keila: A  APEC tem uma sede própria no Rio de Janeiro, na Rua Teixeira Soares, 28 – Praça da Bandeira.

Além de cursos de longa duração, temos procurado atender as igrejas fora da capital, que nos solicitam cursos rápidos, que chamamos ‘Super Seminários’ e  viajamos para o interior do estado ou para o litoral, e  região serrana, para ministrar s esses cursos rápidos aos sábados, de 9h as 18h.

Temos também tentado atender as solicitações dos Cursos Especiais, como: ‘Evangelismo Criativo, E.B.F, Metodologia Apropriada para ensinar aos Bebês’,  ‘Culto Infantil’, entre outros…

Além da administração da livraria, coordenação dos Cursos, aulas nesses cursos,  promoção de cursos especiais, e viagens constantes,  nós temos coordenado e participado ativamente de projetos de alcance das crianças em nosso estado. Alguns dos projetos são:

  • Crianças da Central do Brasil para Deus’ –  Realizado de 15 em 15 dias, as sextas feiras, as 18h, Cultos ao ar livre, na Central do Brasil, preparado para alcançar crianças, adolescentes, jovens e adultos da região.
  • ‘Crianças do Vidigal para Deus’ – 1 x por mês.
  • ‘Evangelização de Crianças filhas de presidiárias ‘– Todos os domingos, as 14h,  no Presídio feminino Talavera Bruce em Bangu.
  • ‘Crianças de Porciúncula – RJ para Cristo!’  Viagem missionária – de 16 a 22 de Julho
  • Retiro para crianças carentes – Realizado anualmente, totalmente gratuito, um final de semana em um sitio, realizaremos esse ano, no mês de outubro, o 12º retiro.
  • Temporada de Férias – Acampamento de Verão para crianças e adolescentes, Realizado anualmente, no mês de janeiro.
  • Clubes Bíblicos –  Alcance das crianças no lugar onde elas estão:  nos lares, escolas, praças…

Além de atender mo convites que recebemos,  para  participarmos  de E.B.F´s, Cultos  e Congressos voltados para crianças.

 

 Keila  em uma das ministrações dos Cursos da Apec

MC: Quantas crianças têm sido alcançadas através deste ministério?

Keila: Alcançamos  cerca de 10 mil crianças por ano. Já estamos na direção da APEC no RJ, há 11 anos.

MC: Quantos líderes treinados?

Keila: Já treinamos no RJ, desde 2001, quando chegamos aqui , para liderar o ministério da APEC, cerca de 15.000 pessoas.

Equipe da Apec em um dos Cursos

 

MC: Quanto à literatura que APEC edita e distribui?

Keila: A literatura da APEC  combina conteúdo e criatividade e dá o equilíbrio necessário ao ensino de crianças. É uma literatura com ênfase evangelística e no crescimento espiritual das crianças que já receberam a Jesus como Salvador.  É sempre visualizada, com bonitos desenhos e pedagogicamente aprovada.

A APEC publica cânticos em cartazes, cd´s, versículos visualizados, Lições Bíblicas em cartazes, para flanelógrafo e slides para power point,, Lições Missionárias, Kit´s completos para E.B.F.´s, entre outros..

A Revista O Evangelista de Crianças é uma publicação trimestral da APEC (4 exemplares por ano), destinada à professores de crianças, pais, pastores e líderes cristãos, visando capacitá-los para o evangelismo e discipulado de crianças, além de divulgar os ministérios e realizações da APEC .

Cada número traz:Artigos atuais sobre a realidade da infância, Características de cada faixa etária, Sugestões para Datas Especiais, Missões, Lição Visualizada, Lição Objetiva, Idéia Luminosas, Dicas e muito mais.

MC: Também com um chamado para o Ministério de Louvor  breve será lançado o seu primeiro Cd Infantil.  Fale-nos a respeito:

Keila: Percebo que aqueles que lidam constantemente com as crianças,  como professores,  precisam de ajuda, para realizar tal tarefa. Uma das grandes necessidades dessas pessoas, é de conhecer e aprender músicas que vão lhe auxiliar no ensino, músicas que de fato ensinam sobre Deus, para utilizarem nos momentos de aula na EBD, ou  no Culto com as crianças. Há uma enorme necessidade  de selecionarmos melhor as músicas que usamos nos cultos infantis, e percebermos se de fato  essas músicas estão dirigindo os pensamentos à Deus,  servindo para as crianças louvarem e adorarem ao Senhor, e, se elas estão nos servindo, enquanto professores, como recurso didático, para reforçar algum ensino, alguma verdade importante.

Pensando nessas necessidades,  penso sim, em gravar 1 CD com esse objetivo: que auxilie aos pais e professores ensinarem suas crianças,  no culto infantil ou no culto doméstico. Estou na seleção das músicas, pois precisam ser músicas, que falem de Deus, quem Ele é, Seu poder, Seu Amor por cada um de  nós; que fale da Pessoa e da Obra de Cristo, quem Ele é e o que Ele fez…  E a nossa triste condição afastados de Deus, por causa do pecado…

Keila Araujo  nos conta da Importância do seu trabalho: 


Uma Palavra aos nossos leitores:

Eu creio que um trabalho bíblico, correto e conjunto entre os pais e igreja local irá desencadear as bênçãos de Deus e despertar uma revolução no ministério com crianças – e salvar uma geração da falência espiritual.

Salvem as nossas crianças”

Keila Araujo

 Instrutora de professores da APEC

http://www.apec-rio.org.br

1 comentário

  1. Que maravilha!! Eu amo a APEC e essa família.

Dê a sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: