«

»

Nacionalismo e Patriotismo

brasil
Temos visto no Brasil a ausência de patriotismo. Muitos pensam que ser patriota é ser um soldado, bater continência, fazer referencia a sua bandeira. Isso também é um ato de patriotismo; de respeito à pátria. Mas além dessas atitudes, existem outras características que qualificam o patriota. Todos somos patriotas porém, muitos tem se cansado do sentimento de amor à pátria. Homens e mulheres que não tem amor a sua nação – e mesmo em algumas posições privilegiadas- não fazem nada pelo povo.
Nos Estados Unidos, nas casas, há uma bandeira do país simbolizando o amor à pátria americana, resultado de um governo que trabalha pelo povo, pelos seus bens de consumo pelas suas necessidades de sobrevivência. Que estimulam o amor e a devoção ao país.

Mas o que é um patriota?

A ausência de patriotismo é um dos grandes problemas consequentes de nossa nação.
Não quero aqui demonstrar um mais perfeito exemplo de patriota, mas ao analisar as causas de tantos problemas em nosso país, identifico tal situação. 
 
Sei bem que, buscar entender esses problemas talvez não traga soluções, mas compreendê-los me dá o alivio da não omissão e desdenho brasileiro.
Comparando patriotismo, exibidos pela população brasileira e americana, vemos no Brasil um patriotismo momentâneo, por exemplo: durante a copa do mundo, quando o Brasil será reconhecido mundialmente; aí florescerá um espírito patriota, não encontrado durante as eleições. São os mesmos que vivem reclamando do país, disparando os problemas sociais somente no governo, que, diga-se de passagem, está ali deliberadamente escolhido pelo próprio povo.
 
Acho que primeiramente devemos entender qual a diferença entre nacionalismo e patriotismo.
O nacionalismo é um ideal determinado, seguido e inquestionável.
Muitos dizem que o patriotismo no Brasil se parece mais com nacionalismo, uma vez que- ainda que indiretamente- os ‘’patriotas’’ aceitam tudo daqueles que estão no poder, e ainda, os reelegem.
 
Não digo que amar a pátria de forma submissa é algo saudável até porque, questioná-la faz parte da nossa democracia, além do mais, a submissão beira o nacionalismo.
Eleger com responsabilidade, investir na pátria, ter orgulho dela e de seus feriados nacionais, identificam um verdadeiro patriota. É bem verdade que, a nossa nação tem muitos pontos negativos, mas isso não nos dá o direito de ressaltá-los a todo o momento e ainda, cruzar os braços por trás das críticas e desprezos.
Pensemos!

Dê a sua opinião!

NOSSA LOJA

%d blogueiros gostam disto: