«

»

Os 7 estágios da cura da mulher hemorrágica

trigo

1º estágio – Seu sofrimento

E estava ali certa mulher que havia doze anos vinha sofrendo de hemorragia.” Marcos 5:25

 

Uma mulher sem nome, sem definição de idade ou aparência física. Uma mulher que marcada pelo sofrimento vivia atônita, em grande desespero. Em seu corpo habitava uma enfermidade que a debilitava e a marcava em dose dupla; na alma e no corpo. E de uma maneira crônica, pois esta hemorragia fazia dela uma pessoa impura pela Lei judaica, a conduzia para um abismo, para uma caverna interior.

Só e sozinha, lutando contra o mal. Para esta mulher chegou o dia de dar um basta em todo sofrimento e talvez para você hoje seja este dia, o dia de dar um basta na solidão, na dor do corpo e da alma. Hoje é o dia, o momento é agora!

Leitura bíblica: Marcos 5:25-34

Oração: Senhor sabemos que em nome de Jesus podemos hoje, agora clamar e também em nome de Jesus agradecer a cura total e integral do meu corpo e da minha alma, amém!

2º estágio – Seu caráter

Uma mulher que vivendo humilhada obteve um renovo ao ouvir a fama de Jesus. Sua enfermidade a conduzia para uma conduta de incertezas e medos. Mas quando ela ouviu falar de Jesus, não pensou, não planejou, não mediu conseqüências. Não se viu como uma mulher e nem mesmo pensou no que poderiam fazer com ela ao verem que tocava em Jesus.

Esta mulher nos mostra e nos dá um testemunho do caráter que devemos ter. O caráter demonstrado em atitudes. O caráter que não diminui ao pedir ou procurar ajuda, pelo contrário, esta atitude só acrescenta. Tanto acrescentou que ao enfrentar suas interrogações interiores ela foi até Jesus como estava.

Precisamos a cada dia demonstrar para o Senhor o nosso caráter. Muitas vezes em desespero, mas com a graça revelada através de Cristo ignorarmos tudo e olharmos somente para Ele, o autor e consumador da nossa fé.

Leitura bíblica: Marcos 5:25-34

Oração: Pai querido, com meu coração quebrantado venho pedir Tua ajuda. Que eu me aproxime de Ti e não tenha vergonha de pedir – Socorre-me Senhor!

3º estágio – Sua solidão

E estava ali certa mulher…Lucas 8:43

Esta mulher vivia em uma sociedade onde o período menstrual era considerado impuro. Imagine a sua solidão por estar há doze anos sangrando, enferma e ainda mais sendo considerada impura. Nem todos podem contar com a presença dos amigos e às vezes até mesmo de familiares.

Mais quando procuramos ao Senhor toda solidão é retirada, pois uma de suas promessas é de que Ele estará conosco até a consumação dos séculos. Amém!

Leitura bíblica: Lc 8:43-48

Oração: Senhor que neste dia ao nos colocarmos em Tua presença que mesmo em meio a tantas dificuldades possamos declarar que não estamos sós. Tu estás conosco e esta presença enche o nosso ser, em nome de Jesus amém!

4º estágio – Surge uma esperança

Quando ouviu falar de Jesus…Lucas 5:27

Quando a mulher ouviu falar de Jesus, começou a ser gerada em seu interior a esperança de que se apenas tocasse no seu manto ficaria curada. Hoje você está lendo este estudo e talvez esteja precisando gerar esta esperança de tocar e ser tocada por Jesus.

Jesus está passando em seu lar, em sua vida, em seus sonhos, então o que a prende? Alimente esta esperança, toque em Jesus!

Leitura bíblica: Mc 5:25-34

Oração: Senhor, há esperança em meu coração e a deposito na Tua palavra, na fé que tenho em Ti, pois Tu Jesus és o autor e consumador da minha fé, amém!

5º estágio – Sua perseverança

…chegou por trás dele e tocou na borda do seu manto, …Mateus 9:20

Doze anos, quatro mil trezentos e oitenta dias, sangrando. Esta mulher tentou de tudo, gastou com médicos e remédios . Enquanto tentava e gastava todas as suas economias, nada mudava, continuava sangrando.

Mesmo enfraquecida no seu corpo em sua alma sofrida, mesmo assim perseverava em não desistir. A perseverança testificada em seus doze anos de sofrimento buscando sua cura resultou em uma atitude, declarou que em apenas um toque, ficaria curada. Sua perseverança resultou em vitória.

Que possamos perseverar crendo que a nossa vitória está depositada em quem está vestindo este manto, na pessoa do Senhor Jesus, aleluia!

Leitura bíblica: Mateus 9:20-22

Oração: Senhor, ajude-me a perseverar. Mesmo em meio a tantas dificuldades e incertezas humanas, eu quero e preciso perseverar na certeza e confiança que em Ti sou mais que vencedora, amém!

6º estágio – Sua ousadia

porque pensava…Marcos 5:28

Muitas vezes nós ficamos só no pensamento; e pensamentos muitas vezes são contrários a vontade de Deus. Esta mulher pensou e tomou uma atitude ousada, ela foi até Jesus e o tocou.

Esta manhã você acordou com que pensamentos? O de permanecer parada, sentada em seu sofá ou até mesmo ainda deitada em sua cama só pensando e perdendo suas forças.

Convido-a tomar uma atitude ousada como esta mulher tomou. Receba neste dia a ousadia de buscar o socorro em Jesus, só Ele pode tudo, não uma ou outra coisa, mas todas as coisas.

Seja ousada, levante-se, tome uma posição. Eleve os seus olhos e olhe para Cristo. É dele que vem o seu socorro, amém!

Leitura bíblica: Marcos 5:25-34

Oração: Pai que hoje eu possa agir como esta mulher, me aproximar com ousadia e reconhecer a Tua soberania e o Teu poder e com ousadia te agradecer com antecipação pela resposta do meu toque, em nome de Jesus, amém!

7º estágio – Sua alegria

…Na presença de todo o povo contou por que tinha tocado nele e como fora instantaneamente curada.Lucas 8:47

Quando Jesus perguntou quem o havia tocado, esta mulher que antes era sofrida agora vivendo a cura e com receio de se identificar, pois era conhecida como uma mulher impura.

A atitude de Jesus em insistir em quem lhe tocou, demonstra o Seu amor e o Seu cuidado. Esta mulher precisava ser vista por todos não mais como a mulher com hemorragia, mas a mulher que com apenas um toque havia sido curada instantaneamente. A cura da rejeição.

Sua cura precisava ser testificada e esta atitude do Senhor Jesus a alegrou como hoje ainda nos alegra, pois hoje Ele continua operando da mesma maneira, trazendo uma nova vida para todos que o procuram e uma nova vida de graça e plenitude através de Seu Espírito. Fomos resgatadas para a vida abundante aqui na terra e para toda eternidade.

Leitura bíblica: Lucas 8:43-48

Oração: Há meu Senhor, como me alegro em Tua presença. Me alegro por minha salvação, por minha cura total e integral e ainda por saber e sentir que não sofro discriminações. O Seu toque me libertou e a imagem que eu tenho é a Tua Senhor refletida em minha vida, obrigada Jesus amém!

Sandra de Andrade, pastora

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Junior Gomez

    Gloria a Deus,palavra muito abençoada

  2. Ivone

    Aleluias! Jesus é maravilhoso!!!

  3. Sandra de Andrade

    Os Evangelhos contam (Mateus 9,20-22; Marcos 5,25-34 e Lucas 8,43-48) contam que uma mulher sofria com hemorragia há 12 anos. Ela se aproximou de Jesus, tocou no seu manto, e o fluxo de sangue parou. No fim da narração Jesus lhe diz: “minha filha, tua fé te salvou; vai em paz”.

    Infelizmente não sabemos qual era o nome dessa mulher e dizer que se chamava Verônica provavelmente não é uma verdade histórica. Todavia essa suposição tem uma origem muito antiga, nos apócrifos.

    O Evangelho apócrifo de Nicodemos, escrito em grego provavelmente no Século II, essa mulher aparece durante o processo de Jesus, onde testemunha inultimente em seu favor. No original grego essa mulher também é anônima. Todavia existem diversos manuscritos antigos desse apócrifo e em um manuscrito copto e em outro latino ela recebe um nome: Verônica. O nome é uma adaptação do grego “Berenice”, que significa “aquela que traz vitória”.

    É provável que na passagem do grego para o latim a assonância do nome “Verônica” com vera icon (verdadeira ícona-imagem) gerou a fantasia popular da legenda sobre verônica, retomada também em uma das estações da via crucis, que faz parte do devocionário tradicional católico.
    Abraços

  4. Verônika Bernike

    É verdade que a mulher hemorroissa morava no vale dos rejeitados ,ouviu falar de jesus cristo e foi curada por ele , mas depois morreu tragicamente em um veiculo da época,então era melhor ter morrido de fluxo de sangue.

    1. Sandra de Andrade

      Não tenho dados sobre o assunto! Abraços

Dê a sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: